- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho
- 2 tomates pelados e sem sementes (picado)
- ½ talo de aipo
- 50ml vinho branco
- 100g cenoura
- 100g curgete (descascada)
- 100g de couve-flor
- 200ml polpa de tomate
- 1 c. de sopa orégãos secos
- 200g. de carne de vaca
- 1 beringela grande
- 50g manteiga
- 50g farinha de trigo
- 500ml de leite gordo quente
- 90g de queijo mozarela ralado
- Sal qb.
- Pimenta q.b.
- Noz moscada q.b.
- Pão ralado q.b.
Preparação
- 1. Comece pelo recheio. Num tacho, faça um refogado com 2 dentes de alho e a cebola picada num bom fio de azeite. Deixe alourar e junte o aipo e o tomate picados. Deite o vinho branco, espere que o álcool evapore e acrescente a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta.
- 2. Num processador de alimentos triture a cenoura, a curgete e a couve flor, acrescente ao preparado do tacho e deixe cozinhar.
- 3. Entretanto, numa frigideira coloque um fio de azeite, 1 dente de alho picado e frite a carne, tempere com sal e pimenta.
- 4. Junte a carne já cozinhada ao preparado do tacho e envolva bem. Acrescente os orégãos, rectifique os temperos e deixe a cozinhar em lume brando por mais 10 minutos.
- 5. Corte a beringela longitudinalmente em fatias finas e tempere com sal. Coloque as fatias num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno a 180º por 15 minutos. Reserve.
- 6. Para fazer o molho bechamel, coloque um tacho ao lume com a manteiga, quando estiver derretida, deite de uma só vez a farinha e mexa energicamente com uma vara de arames. Vá vertendo o leite quente lentamente sempre a mexer, sem parar, até engrossar. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.
- 7. Para montar a lasanha, coloque no fundo de uma travessa um pouco de pão ralado e por cima 1/3 das fatias da beringela, cubra com metade do recheio, um pouco de queijo ralado, seguido das fatias de beringela, recheio e queijo novamente e por fim a última camada de beringela.
- 8. Termine com o molho bechamel e polvilhe com restante queijo mozarela.
- 9. Leve ao forno a 180º por 15 minutos para gratinar.