MINSA abre Centros de Operações de Emergências em Saúde Pública.

O Ministério da Saúde procedeu à abertura, ontem, do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COESP) e seis centros regionais nas províncias de Cabinda, Luanda, Lunda-Sul, Huambo, Huíla e Uíge. A unidade central vai assumir um papel de liderança estratégica, orientação técnica e coordenação nacional, e as provinciais aproximam a resposta das realidades locais, trabalhando em rede e em tempo real.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, na sua intervenção no acto da abertura, afirmou que, para esta primeira fase, foram reabilitados e apetrechados os Centros Operacionais de Emergência de Saúde Pública Nacional e os COESP das seis províncias, com financiamento do Banco Mundial. Para a segunda fase, e até 2027, os Centros Operacionais de Emergência em Saúde Pública serão expandidos para todas as províncias do país.

Nesta conformidade, está delineado um plano de especialização de técnicos para a gestão dos Centros de Operações e Emergências de Saúde Pública, em que se enquadram também especialistas para a criação de equipas de emergência médica, entre os quais médicos especialistas em saúde pública, epidemiologistas, bioestatísticos, engenheiros de água e saneamento, ambiente e outras especialidades. Ler mais em Opaís