Transferência de vôos internacionais para o Novo Aeroporto fecha a 1 de Março.

O processo de transferência de vôos internacionais do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o Aeroporto Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) decorre com sucesso e será encerrado no próximo mês de Março do corrente ano, de acordo com a directora de Operações e Cargas da entidade que está a gerir o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, Soraia de Sousa.

Neste momento, mais de 99 por cento das operadoras já estão instaladas no AIAAN, faltando apenas uma companhia, a Air Link, da África do Sul, que deve transferir-se no dia 1 de Março, fechando o processo. Ontem, transitaram para o AIAAN as operadoras Royal Air Maroc, Turkish Airlines e ASKY Airlines, sendo que as ligações entre Lomé (no Togo), Istambul (Turquia) e Rabat (Marrocos), passaram a ser feitas da nova entrada de Angola para o mundo, localizado no município do Bom Jesus, na província do Icolo e Bengo.

A companhia de Marrocos foi a primeira a fazer o voo inaugural, com 78 passageiros, e regressou com 101, deixando para trás o tradicional 4 de Fevereiro. Com excepção da ASKY, que terá seis frequências semanais, as outras duas farão três frequências semanais.

De acordo com Soraia de Sousa, o fluxo de passageiros, no processo de transferência, desde o início, é satisfatório e tem crescido conforme o acompanhamento das transferências. Para o presidente de direcção do gestor temporário do aeroporto, António Pombal, houve conjugação de outras instituições intencionais para o sucesso dos resultados até aqui alcançados, começando com a certificação da infra-estrutura.