Matala colheu mais de 100 toneladas de produtos diversos na campanha agrícola 2024/2025.

O município da Matala, localizado a 180 quilómetros do município do Lubango, capital da província da Huíla, colheu, na campanha agrícola 2024/2025, um total de 109 toneladas de produtos diversos, com destaque para as hortícolas, cereais, fruteiras e tubérculos.

Para o efeito, estiveram envolvidas na respectiva campanha cerca de 15 mil famílias, organizadas em 37 cooperativas e 41 associações. No mesmo período, a Administração Municipal da Matala controlou igualmente o envolvimento de uma empresa de direito privado que atua no agronegócio.

A informação foi avançada recentemente à imprensa pelo administrador municipal da Matala, Machado Quilende, que disse que, no ano em referência, foram cultivados mais de 100 mil hectares de terra arável.

“Foram preparados, neste período, 140 mil hectares de terra, o que resultou na colheita de cerca de 109 toneladas dos 15 principais produtos mais gerados localmente, nomeadamente cereais, leguminosas, hortícolas, tubérculos e frutas”, disse. Ler mais em Opaís