Icolo e Bengo recebe mais verbas do OGE 2025 dentre as novas províncias criadas.

Das três novas províncias criadas, o Icolo e Bengo foi a que mais verbas recebeu do OGE 2025 para garantir as actividades iniciais e os programas de desenvolvimento locais

Foi alocada para o Icolo e Bengo verbas equivalentes a 274,7 mil milhões de kwanzas, segundo o Orçamento Geral do Estado de 2025. O balanço sobre a execução das verbas do último trimestre ainda não foi aprovado, segundo o deputado da 5.ª Comissão de Economia e Finanças, João Mpilamosi Domingos, embora o do terceiro trimestre tenha sido considerado positivo pelos deputados.

Nas verbas do OGE-2025 para as novas províncias, consideradas de arranque, os 274,7 mil milhões de kwanzas do Icolo e Bengo vão à frente das do Moxico-Leste, com 74,5 mil milhões de kwanzas, e das da província do Cuando, 56,8 mil milhões de kwanzas, de acordo com o Orçamento Geral de Estado de 2025.

As verbas de arranque, como foram consideradas, tiveram como objectivo implementar infra-estruturas básicas e outros serviços públicos; criar estruturas administrativas; e promover o desenvolvimento local.