Cerca de 51,7 por cento da população do Uíge vive em zona urbana, num total de dois milhões 17 mil e 921 habitantes, anunciou nesta Quinta-feira, na região, o director-geral do Instituto Nacional de Estatística (INE), Joel Futi
O responsável, que falava durante o acto de divulgação dos dados definitivos do Censo Geral da População e Habitação/2024 do Uíge, referiu que os homens representam 49,6 por cento do total da população, enquanto as mulheres representam 50,4 por cento.
Joel Futi informou que o município sede da província é o mais populoso, com 773 mil habitantes, enquanto a localidade de Kipedro, com sete mil e 524 habitantes, é a menos populosa.
“O resultado do Censo 2024 mostra ainda que a província do Uíge regista 456 agregados familiares, maioritariamente chefiados por homens, na sua maioria com idades entre os 25 e 35 anos.
Disse que a população residente na província do Uíge é maioritariamente jovem, com uma idade média fixada em 22 anos, sendo a urbana com 21 anos e a rural com 23.
Referiu ainda que, com os dados definitivos divulgados, a província do Uíge passa a ser a sétima região mais populosa do país, totalizando 5,5 por cento da população nacional. José Futi esclareceu ainda que, nos últimos 10 anos, a população residente na província do Uíge aumentou em cerca de 535 mil habitantes, correspondendo a uma taxa de crescimento médio de 3,1por cento/ano. Ler mais em Opaís




