Luanda Completa 447 anos

Luanda Completa 447 anos

Turismo Local e várias actividades marcam a data

A cidade de Luanda completa esta quarta-feira 25 de Janeiro o seu 447º aniversário, efeméride assinalada este ano, entre outras actividades, com o lançamento, pelo Governo Provincial, do roteiro cultural turístico Luanda-Cacuaco, destinado a incentivar a prática do turismo local, e reforçar nos jovens a necessidade de conhecerem os activos turísticos da província.

Situada na costa Oeste de África, Luanda é a capital de Angola e foi fundada a 25 de Janeiro de 1576, pelo explorador português Paulo Dias de Novais, sob o nome de “São Paulo de Assunção de Loanda”.

Um ano depois da sua fundação, Paulo Dias de Novais lança a pedra para a edificação da igreja dedicada a São Sebastião, no lugar onde é hoje o Museu Central das Forças Armadas. Três décadas depois, com o aumento da população europeia e o consequente aumento de edificações, a vila passa à cidade.

Após a Independência de Angola, em 1975, o Município de Luanda foi extinto, dividindo-se o território da província, primeiro, em três municípios e, depois, em nove: Cazenga, Ingombota, Kilamba Kiaxi, Maianga, Rangel, Sambizanga, Samba, Viana e Cacuaco.

Com milhões de habitantes, a cidade de Luanda, cujo nome vem de Axiluandas, “os homens do mar” nativos da Ilha do Cabo, é o principal centro financeiro, comercial, económico e industrial de Angola. Os seus habitantes são, na sua maioria, membros dos grupos étnicos ambundos, congos e ovimbundos, existindo fracções relevantes de todas as origens étnicas angolanas.

Existe igualmente uma população de origem europeia, constituída principalmente por Portugueses.

Image
Your browser does not support SVG
© 2021, Radio Mais, todos os direitos reservados.
 
slogan
Jornal O País
Jornal O País
Jornal O País
Jornal O País
Image