Eles são excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de ser pouco calóricos, o que os torna ótimos aliados na luta contra a balança.
Os vegetais verde-escuros são ricos em diversas vitaminas, fitonutrientes e minerais, e por isso estão entre os mais nutritivos e populares na maioria das dietas.
Conheça agora seus principais benefícios:
Vitamina K
A vitamina K é um nutriente essencial, presente em grande quantidade na maioria dos vegetais verde-escuros.
Assim, o consumo desses vegetais ajuda a:
- Proteger os ossos da osteoporose, uma vez que mantém a densidade óssea;
- Pode ajudar a prevenir a diabetes;
- Pode ser um regulador importante da inflamação, podendo ajudar a tratar e prevenir doenças inflamatórias, incluindo artrite;
- Ajuda a regular a coagulação do sangue;
- Pode auxiliar na prevenção da aterosclerose, que é o acúmulo de gordura nas paredes das artérias.
Calorias
Os vegetais verde-escuros estão entre os alimentos menos calóricos de qualquer dieta. Por exemplo, uma xícara cheia de espinafre fornece apenas 7 calorias, de couve fornece 33 calorias e de brócolis, pouco mais de 30 calorias.
Então, se você está tentando emagrecer ou manter um peso saudável, os vegetais verde-escuros permitem que você coma mais e ainda assim emagreça.
Micronutrientes
Esses vegetais são fontes ricas de minerais, incluindo cálcio, magnésio, ferro e potássio, além de fornecer vitaminas importantes, como a já citada vitamina K, além das vitaminas C, E e muitas do complexo B.
Além disso, possuem um alto teor de antioxidantes, como luteína, betacaroteno e zeaxantina, que protegem as células de danos causados pelos radicais livres principalmente os olhos.
Macronutrientes
Além de todos os benefícios já citados, os vegetais verde-escuros são ótimas fontes de fibras alimentares, além de conter certa quantidade de proteína vegetal.
Isso torna esses vegetais ótimos aliados das dietas low carb, já que contém uma quantidade muito pequena de carboidratos, gorduras e colesterol.