Os alimentos têm propriedades e nutrientes diferentes. Assim, cada um deles pode ser mais positivos a uma determinada função do cérebro.
1º O Tomate: é um alimento rico em licopeno, substância antioxidante que dá a cor avermelhada na fruta. A ingestão desse alimento ajuda a prevenir os danos causados por radicais livres e melhora o processo cognitivo.
Os antioxidantes são fundamentais para a preservação da saúde do cérebro. Por isso, alimentos ricos em vitamina C são sempre bem vindos.
Frutas amarelas:
Frutas como caqui, damasco e pêssego são ricos em vitamina C e carotenoides, que previnem o envelhecimento precoce e auxiliam a capacidade de renovação das células cerebrais.
Banana:
As bananas possuem a capacidade de estimular a produção de serotonina e vitamina B6, substâncias que auxiliam a melhorar o humor e condução dos impulsos.
Oleoginosas:
As nozes, castanhas e amêndoas possuem magnésio, cobre e selênio, substâncias essas que ajudam a diminuir o estresse e melhorar a memória. Além disso, previnem o envelhecimento celular.
Espinafre:
O espinafre é excelente para estimular a memória e a concentração. Além disso, aumenta a irrigação de sangue no cérebro.
Chocolate Amargo:
O chocolate amargo, sem excessos de açúcar, é outro alimento capaz de melhorar o fluxo sanguíneo que chega ao cérebro. Somado a isso, também é excelente para a memória e concentração.
Chá verde:
O chá verde possui quantidade de dopamina e, assim, apresenta melhora nos níveis de concentração de quem a consome. O chá apresenta quantidade de cafeína na sua composição. Por isso, deve ser tomado sem excessos para não prejudicar o sono.
Frutas vermelhas:
As frutas vermelhas como morango, cereja, framboesa e amora possuem antioxidantes e fisetina, que retardam o envelhecimento das células e ajudam no amadurecimento das células nervosas. Assim, essas frutas são excelentes para o estimulo do raciocínio.
Abacate:
O abacate é um alimento rico em gorduras monoinsaturadas que fazem bem ao sistema cardiovascular. Assim, com a melhora do sistema cardiovascular, a circulação sanguínea é beneficiada e, consequentemente, o cérebro é bem irrigado.
Granola:
A granola é um cereal rico em carbohidratos de baixo índice glicêmico e rico em selênio, mineral que auxilia a capacidade de raciocínio.
Folhas verdes: