A pimenta ( gindungo) é um fruto rico em antioxidantes, vitamina C, vitamina A e compostos alcaloides. Esses compostos proporcionam uma série de benefícios à saúde, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida de quem os consome. Continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios da pimenta
6 benefícios da pimenta para sua saúde
1. Auxilia a perda de peso
A pimenta possui capsaicina, um composto bioativo que contribui para acelerar o metabolismo, queimar gordura e aumentar a temperatura corporal. Assim, auxilia na queima de calorias e promove a perda de peso. O fruto também contém vitaminas do complexo B, que atuam na regulação do metabolismo, um fator que está diretamente relacionado à redução de peso.
2. Aumenta a libido
A pimenta tem a capacidade de aumentar a frequência cardíaca, a temperatura corporal e a circulação de sangue. Esses fatores acabam por estimular e favorecer o aumento da libido. Além disso, a capsaicina atua no sistema nervoso central, estimulando a liberação de endorfina, um hormônio responsável pela sensação de prazer, bem estar e felicidade. Esses sentimentos também estão relacionados ao aumento da libido.
3. Fortalece o sistema imunológico
A pimenta também é um fruto rico em vitamina C, conhecida por fortalecer o sistema imunológico, pois melhora a multiplicação das células de defesa do organismo, diminui o estresse oxidativo e estimula a produção de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. A vitamina A e os carotenoides presentes no fruto também ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
4. Melhora a saúde do coração
A capsaicina possui ação anti-inflamatória e antioxidante, o que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. A pimenta também apresenta efeito vasodilatador, aumentando o calibre das dos vasos sanguíneos e impedindo a formação de coágulos. Tudo isso reduz a chance de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, aterosclerose e infarto. Por fim, a vitamina C ajuda a relaxar e melhorar as funções dos vasos sanguíneos, regulando a pressão arterial e prevenindo a pressão alta.
5. Regula o açúcar no sangue
A capsaicina tem sido relacionada, ainda, com o controle do metabolismo da glicose. Dessa forma, os benefícios da pimenta também podem ser notados na redução dos níveis de açúcar no sangue, além de estimular a liberação de insulina, contribuindo para a prevenção e controle do diabetes.
6. Ação antioxidante e anti-inflamatória
As propriedades antioxidantes da pimenta ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e combater os radicais livres. Além disso, a capsaicina, os flavonoides e os compostos fenólicos presentes na pimenta possuem ação anti-inflamatória, o que contribui para auxiliar no tratamento de dores associadas à artrite, psoríase ou neuropatia diabética.
Quais são os tipos de pimenta
Existem diversos tipos de pimenta que podem ser incorporados na gastronomia. Os tipos variam de acordo com o tamanho, a cor, o sabor e a picância. Conhecer cada um deles é fundamental para proporcionar experiências que agradem seu paladar. Saiba quais são os principais tipos de pimenta:
Pimenta dedo-de-moça: possui uma ardência média e pode ter seu sabor suavizado se as sementes forem removidas. É bastante versátil, combinando com carnes, peixes e até sobremesas.
Pimenta de cheiro ou biquinho: apresenta um aroma forte e ardência mais moderada. Por ter um sabor suave, é ideal para a preparação de pratos mais leves, como saladas, peixes, grelhados, molhos e geleias.
Pimenta cumari: é considerada uma das pimentas mais ardidas. Por ser bem picante, é mais indicada para o preparo de molhos.
Pimenta rosa: tem um sabor leve que contrasta com seu aroma intenso. Entre as receitas que levam esse tipo de pimenta estão o famoso chocolate com pimenta, salada de abacate e geleias.
Pimenta tabasco: é uma pimenta forte e marcante. Normalmente, é utilizada em porções, entradas com carne ou na finalização de pratos, sempre com cautela para não deixar o prato com muita ardência.
Pimenta malagueta: um dos tipos de pimentas mais populares no Brasil, a malagueta é muito utilizada no preparo de moqueca, vatapá, tucupi, entre outros pratos. A malagueta é bem ardida, por isso deve ser usada com cuidado.
Pimenta calabresa: é obtida a partir da secagem e flocagem da pimenta vermelha. Possui aroma forte e sabor bastante picante, características que fazem qualquer receita se sobressair.
Pimenta jalapeño: é uma das mais famosas pimentas mexicanas, sendo conhecida por sua coloração verde e ardência intensa. Quando seca e desidratada, constitui o molho picante chipotle. Comum em vários pratos clássicos da culinária do México, como chilli, tacos e burritos.
Pimenta-do-reino branca: tem ardência leve e perfume acentuado. Esse tipo de pimenta combina muito bem com carnes brancas, como peixes e frangos, e também com cogumelos.