Detidos burladores que actuavam com recurso a Multicaixa Express

Detidos burladores que actuavam com recurso a Multicaixa Express

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) da Huíla e de sua congénere de Cabinda desmantelou um grupo de supostos burladores de dinheiro, com recurso ao aplicativo tecnológico Multicaixa Express, em contas bancárias particulares.

O grupo é de Cabinda e foi detido naquela cidade, tendo sido trazido sob custódia para o Lubango, onde está a maior parte de uas vítimas. Com idades entre os 20 e 32 anos, os suspeitos burladores foram apresentados hoje, terça-feira, publicamente, na capital da Huíla. 

Trata-se de três cidadãos, naturais e residentes em Cabinda, que em Março deste ano, usando de artimanhas, movimentaram da conta de um cidadão nacional que vive no Lubango a quantia de sete milhões de kwanzas, mediante tal aplicativo e transferidos para a conta de um dos implicados. 
O chefe do Departamento de Estudos, Planeamento, Informação e Análise do SIC da Huíla, superintendente-chefe José Augusto Miúdo, disse à ANGOP que a detenção foi possível graças a uma denúncia anónima e à pronta colaboração da congénere de Cabinda. 
Detalhou que, em interrogatório, os acusados admitiram que lançam aplicativos nas redes sociais e fazem-se passar por funcionários de empresas de manutenção, e as vítimas, ao aderir, fornecem dados pessoais, incluindo determinantes bancários (PIN e IBAN), e a partir daí conseguem, através do Multicaixa Expesso, movimentar as contas. 
Disse que com o valor subtraído, os três suspeitos adquiriram bens, como motorizadas, telemóveis de alto padrão, televisores plasma e outros, que já foram apreendidos pelo SIC. 
Um dos acusados, por sinal o "cabecilha" do grupo, revelou ter sido a primeira vez que a acção "deu certo", pois vinham tentando há já algum tempo, através de postes nas redes sociais com informações enganosas, mas sem sucesso.
 
 
Fonte: Angop
Image
Your browser does not support SVG
© 2021, Radio Mais, todos os direitos reservados.
 
slogan
Jornal O País
Jornal O País
Jornal O País
Jornal O País
Image