Qual é a doença que levou o Papa Francisco a uma cadeira de rodas

Qual é a doença que levou o Papa Francisco a uma cadeira de rodas

Pontífice de 85 anos queixa-se de fortes dores no joelho que limitam a sua capacidade de andar.

Francisco, de 85 anos, tem cancelado ou encurtado algumas das atividades programadas. O Papa queixa-se de fortes dores no joelho que limitam a sua capacidade de andar e o impedem de ficar de pé por longos períodos. Também tem dor ciática. E tudo se resume a uma palavra: osteoartrite.

Mais conhecida como artrose, trata-se de uma de várias doenças reumáticas e é, de longe, a mais comum. É uma patologia de natureza degenerativa que provoca um desgaste da cartilagem, a superfície que reveste as articulações, limitando os movimentos e provocando uma incapacidade progressiva.

A doença atinge, sobretudo, os joelhos, mãos, pés e coluna. Dor, rigidez, limitação dos movimentos e, em fases mais avançadas, as deformações são as principais sintomas da doença.

Os desportistas e obesos terão tendência para desenvolverem a doença mais precocemente. No caso do Papa Francisco, a doença foi associada pelos médicos a anos de postura errada.

A boa notícia é que há tratamento. Os sintomas podem atenuar-se com analgésicos e anti-inflamatórios. Em casos mais avançados pode ser necessário fazer fisioterapia, tratamentos localizados nas articulações, como infiltrações, ou recorrer à cirurgia para colocação de próteses  .

 

 

Fonte: Noticiasaominuto

Image
Your browser does not support SVG
© 2021, Radio Mais, todos os direitos reservados.
 
slogan
Jornal O País
Jornal O País
Jornal O País
Jornal O País
Image