Rádio Mais

Da Rádio Mais

Aumento de Consumo do Tabagismo em Angola

Preocupa autoridade Nacional de Inspenção Económica  e Segurança Familiar


Aumento de consumo do Tabaco em Angola preocupa autoridade nacional de inspenção economica e segurança alimentar (ANIESA), que realizou hoje uma conferencia de imprensa para abordar a problematica que é um problema de saúde publica
Dados da organização mundial da saúde mostram que a epidemia de tabaco é principal causa de morte, doença e empobrecimento. A epidemia de tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou, sendo responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto mais de 1,2 milhão de mortes são resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.
Quase 80% dos mais de 1,1 bilhão de fumantes em todo o mundo vivem em países de baixa e média renda, onde a carga das doenças relacionadas ao tabaco e morte é mais pesada. Os usuários de tabaco que morrem prematuramente privam suas famílias de renda, aumentam o custo dos cuidados de saúde e impedem o desenvolvimento econômico.
Em alguns países, as crianças de famílias pobres são frequentemente empregadas na produção de tabaco para gerar renda familiar. Essas crianças são especialmente vulneráveis à “doença da folha verde do tabaco”, que é causada pela nicotina que é absorvida pela pele a partir do manuseio de folhas molhadas de tabaco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

E receba notícias primeiro